Programa DESEMPENHO MÁXIMO

O Programa +Bezerros visa aumentar o número de quilos de bezerros desmamados na propriedade por vaca/ano e, além disso, com a suplementação mineral específica e de forma estratégica ao longo do ano, buscarmos encurtar o intervalo entre partos para próximo dos 13 meses, sendo o ideal 12 meses, possibilitando que fêmeas estejam prenhas entre 15 a 18 meses de idade, tendo o peso médio ao nascimento próximo a 7% do peso vivo das mães, ajustando o peso dos animais desmamados ao redor de 7 meses de idade, com ao menos 50% do peso de suas mães na média entre machos e fêmeas. Quanto maior for seu peso na desmama, menor será seu tempo até o abate.

Ou seja, o que se espera é que uma vaca nelore com 420 kg de peso vivo venha parir aos 25 meses de idade um bezerro (a) com 30 kg e o desmame com pelo menos 210 kg de peso vivo, e aos 28 meses esteja prenhe novamente.

Para que seja possível alcançarmos os índices apresentados acima, é muito importante iniciarmos a suplementação dos bezerros já nos primeiros dias de sua vida, através do sistema de Creep-Feeding, onde garantimos a ingestão de minerais, além de fornecer uma ótima fonte de proteína e energia, que ajudará no aprimoramento do desenvolvimento do trato digestório, e de seu próprio desenvolvimento. Com o passar dos meses o leite materno não supre mais todas as suas necessidades, o que contribui em muitas vezes ao baixo peso na desmama. Além do que, este sistema favorece o retorno ao cio mais rápido, por ocorrer a liberação de hormônios favoráveis à reprodução, em virtude da redução do número de mamadas e desgaste físico das mães.

Também não podemos descuidar da suplementação das fêmeas no período que antecede a estação de monta, período este que coincide com a seca em todo o norte, nordeste, centro oeste e sudeste do país. Ocasião em que as pastagens se encontram com baixas concentrações de proteína, energia e principalmente minerais, fato que exige a utilização de um suplemento mineral protéico e energético específico para fêmeas, a fim de evitarmos perda de peso das matrizes e por consequência prejuízos na estação de monta.

Topo